A missa da Oktoberfest
A introdução da celebração de uma missa durante a Oktoberfest remonta ao século passado, mais precisamente ao ano de 1956, quando foi celebrada a primeira missa. Essa era destinada somente aos donos dos brinquedos do parque de diversões e aos comerciantes e foi introduzida pelo círculo católico e tutela dos expositores (der Katholischen Circus- und Schausteller sorge), porque a vontade deles era testemunhar a proximidade dos mesmos com Deus. Hoje, como antigamente, essa tradição é realizada no Hippodrom e não é possível imaginar a Oktoberfest sem a mesma.
Os argumentos durante a celebração da missa não são somente os trabalhos cansativos dos donos dos brinquedos do parque de diversões e dos comerciantes, mas também são relembrados os familiares, parentes, amigos e colegas falecidos.
No ano de 1956, a primeira missa foi celebrada por Pater Heinz Peter Schönig, que pouco antes foi eleito diretor do círculo católico e tutela dos expositores (der Katholischen Circus- und Schausteller sorge).
Durante a missa, a cada ano são realizados os sacramentos do batismo e da crisma.